Madeira Engenheirada: saiba tudo sobre essa novidade!

Conheça mais sobre a madeira engenheirada, suas aplicações e a Casa Anima – a primeira feita com essa tecnologia no interior de SP.

Já pensou em construir uma casa com madeira engenheirada? Esse é um tema que tem sido muito discutido entre os profissionais da área de construção civil e arquitetura. A tecnologia é inovadora e sustentável, dois pontos interessantes que se destacam quando falamos em construções Pré-fabricadas, a madeira engenheirada começou a ser muito usada em países da América do Norte e da Europa e, aos poucos, ganha espaço em território nacional. Mas você sabe o que é madeira engenheirada?

MADEIRA ENGENHEIRADA: o que é? 

Essa inovação vem, normalmente, do pinus ou eucalipto e passa por um processo industrial que visa otimizar o desempenho da madeira. A transformação, através do processo de autoclave, transforma a matéria-prima em um material com maior durabilidade e funcionalidade preparadas para ter uma melhor performance na atividade que irá desempenhar dentro da construção.

Mas há diferentes sistemas e, consequentemente, diferentes métodos construtivos feitos de madeira engenheirada. Os mais conhecidos são:

  • CLT (Cross Laminated Timber;
  • MLC (Glue Laminated Timber ou Glulam –Madeira lamelada colada).

A diferença entre elas é que, enquanto na CLT as fibras da madeira ficam perpendiculares, na MLC, ficam em paralelo. 

Por que usar madeira engenheirada?

São muitas as vantagens do seu uso, entre elas a versatilidade. Essa característica traz uma relação mais especial entre os profissionais que a trabalham e o resultado do projeto. Se compararmos com outros materiais mais usados, como concreto e aço, vemos que a madeira engenheirada apresenta propriedades naturalmente mais fáceis de se manipular, conseguindo uma maior área de atuação e de liberdade criativa. Sem contar toda a beleza que o material impõe. 

A construtibilidade é elemento decisivo na hora de utilizar o material. O peso é quase 1/5 do peso do concreto, isso traz retornos muito positivos e uma facilidade muito maior para içamento de peças e torna a construção toda muito mais leve, sustentável e rápida. 

A durabilidade é outro ponto importante se destacar, muitos questionam a durabilidade da madeira, mas nesse caso, devido ao processo de “engenheiramento” a madeira perde algumas de suas características e ganha em durabilidade, se comparando ao concreto por exemplo. É por este fato que essa tecnologia está tão em alto no mercado global. 

Muito atrelado ao que chamamos de ‘materiais do futuro’, a sustentabilidade é uma pauta muito importante. Como a madeira é uma matéria-prima renovável e saudável para o planeta, a sua produção pode ser sustentada em florestas e áreas focadas em árvores para esse fim. A madeira ajuda na captura do gás carbônico – evitando emiti-lo, tão comum em outros materiais mais usados atualmente. 

Obviamente é necessário que haja uma fiscalização para que nenhuma extração seja ilegal.

Ok, mas é possível construir MESMO uma casa só com madeira engenheirada?

Sim! E a Anima já fez isso acontecer. Somos os responsáveis pela primeira casa do interior de São Paulo construída com a madeira engenheirada. E mostramos que não só é possível, mas muito mais sustentável, saudável e versátil utilizar um material tão nobre e natural como a madeira engenheirada. Afinal, estamos falando de um produto que não faz mal algum ao meio ambiente e ainda é possível ser “criado” de forma igualmente renovável. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente nas redes sociais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *