Arquitetura para a sustentabilidade de uma construção

Especialista responde

Qual é o papel da arquitetura para a sustentabilidade de uma construção?  A maior parte da sustentabilidade em um edifício está relacionado a um bom projeto arquitetônico (orientação, forma, disposição dos vidros, disposição da massa térmica, sistema de ventilação e iluminação natural…)

Tais estratégias representam as ações mais baratas e de maior impacto no aumento do nível de sustentabilidade do edifício, além de possuir relação direta com o o nível intelectual do arquiteto.

Acreditamos muito no potencial do projeto executivo, que deve ser minucioso, muito bem detalhado e bem compatibilizado com os demais projetos que envolvam a obra.

O objetivo do projeto é fazer com o conjunto de decisões tomadas na fase de projeto, ajude a atingir a zona de conforto (entre 19 e 23 graus) no interior das edificações. Para isso nossos projetos primeiramente visam responder a uma séria de questões como: correta implantação do edifício com relação a forma e disposição em relação ao sol, orientação dos vidros, sistemas de sombreamento, otimização dos recursos naturais de maneira a atingir níveis de iluminação e ventilação naturais relevantes, mas atenção, a escolha das envoltórias de maneira a atingir a inércia térmica necessária para equilibrar os ganhos e perdas energéticas no verão e inverno, assim como atenção a escolha do sistema construtivo.

Em um segundo momento discutimos sobre as tecnologias, que envolvem investimentos com payback a médio e longo prazo, que poderão ser incorporadas à edificação de maneira a aumentar o nível de sustentabilidade do empreendimento (aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, cisternas de reutilização de águas pluviais, estação de tratamento de esgoto, etc…)

Giuliano Pelaio é Arquiteto titular do escritório 24 7 Arquitetura. É Arquiteto e Urbanista graduado no ano de 2008 pela PUC Campinas. Também pós graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade Aplicados ao Ambiente Construído no ano de 2010 e pela Asociación Nacional para la Vivienda del Futuro (ANAVIF) realizou o Master em Arquitetura Sustentável na cidade de Valencia, na Espanha.

 

 

Giuliano Pelaio

@247arquitetura

 https://247arquitetura.com.br/

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *